Dano Físico
- Corte. Lâminas ou objetos afiados. Espadas, machados, garras...
- Perfuração. Armas pontudas ou armas de fogo. Flechas, lanças, adagas, dardos, espinhos, chifres, pistolas...
- Esmagamento. Armas sem partes afiadas ou pontudas, ou deslocamento de matéria (como explosões). Socos, chutes, clavas, martelos, pedras, bombas, granadas...
Dano por Energia
- Fogo. Lança-chamas, bolas de fogo, raio laser, bombas incendiárias...
- Frio. Raio congelante, bolas de neve, chuva de gelo...
- Elétrico. Choques e relâmpagos em geral.
- Químico. Ácido, fumaça, veneno, toxinas, poluentes, líquidos perigosos em geral...
- Sônico. Estrondo sônico, vento, magias musicais...
Dano por Magia
- Magia é uma categoria especial de dano. Mesmo quando um personagem tem poderes aparentemente sobrenaturais — por exemplo, ser capaz de disparar relâmpagos pelas mãos — esse dano não é considerado mágico. Será apenas dano elétrico. E isso é um problema, pois certas criaturas e vilões muito poderosos sofrem dano apenas quando atacados com magia. Um personagem não pode personalizar sua Força ou PdF como magia durante a criação de personagem. Dano por magia é causado apenas por vantagens mágicas (Magia Branca, Magia Elemental, Magia Negra) ou itens mágicos. O dano causado por armas mágicas pertence a dois tipos ao mesmo tempo. O dano natural da arma (físico ou energia) e dano por magia. Então, uma espada mágica causa dano por corte e também por magia. Para este efeito, uma arma ou ataque sob efeito de magia (por exemplo, Aumento de Dano) também é considerado mágico.
Troca de armas: Usar outro tipo de dano reduz sua Força ou PdF em -1. Então, se você tem F3 (corte) com sua espada, mas decide lutar de mãos vazias, sua Força passa a ser 2 (esmagamento).
Mudar de dano também depende dos recursos à disposição. Se você larga a espada e resolve lutar com os punhos, isso parece lógico.
Personagens com a vantagem "Adaptador" podem se adaptar facilmente a qualquer arma ou técnica de luta. Por isso, nunca sofrem penalidades por mudar de dano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário